Como usar maiúsculas em inglês corretamente

Quem escreve em inglês ou traduz para a língua muitas vezes se pergunta como usar as maiúsculas corretamente. Usar corretamente as maiúsculas num texto é uma das formas de assegurar a qualidade, sendo por isso uma das preocupações da Letrário. Se está nesta situação, não se preocupe. Neste post, explicamos tudo o que precisa de saber, usando exemplos. 

Demasiadas maiúsculas sobrecarregam os olhos, mas poucas não criam uma hierarquia visual. Ambas as opções podem tornar um texto mais difícil de ler. 

A regra geral é que os nomes de organizações e instituições começam com maiúscula, mas a função ou o cargo de uma pessoa com minúscula. Adicionalmente, cargos acompanhados pelo nome completo começam com maiúscula, exceto em uso genérico. 

O substantivo city também é iniciado com maiúscula quando faz parte do nome completo de uma cidade, p. ex. Salt Lake City e Kansas City. Mesmo quando não é um componente essencial do nome, inicia-se com maiúscula em determinadas circunstâncias, como acontece com New York City e City of London. 

Relativamente aos pontos cardeais, a minúscula usa-se em east, west, north e south, a menos que façam parte do nome de um lugar (p. ex. North Korea, South Africa). O uso da maiúscula também é adequado ao identificar um território delimitado (p. ex. Midwest, Middle East); no entanto, a minúscula deve ser usada ao referir áreas mais vagas, como north-east, north-west e south-east. Também se reserva o uso da minúscula para adjetivos, tais como western e southern.

Comida e bebida. Iniciam-se com minúscula vinhos, queijos e variedades de uva comuns ou com que estamos familiarizados, p. ex. champagne, cheddar, brie e merlot). Contudo, nomes de vinhos específicos iniciam-se com maiúscula (Côtes du Rhône, Montepulciano), assim como alguns alimentos e bebidas que incluem nomes próprios e que pareceriam estranhos em minúscula: Black Forest Gateau, Jaffa orange.

Ordens e títulos. Usa-se maiúscula quando são acompanhados por um nome, mas minúscula quando estão sozinhos. Pope John, mas the pope, President Macron, mas French president.

Resumindo, veja abaixo as regras de como usar maiúsculas em inglês corretamente:

Maiúsculas Minúsculas
Organizações e instituições
Cargos acompanhados por nomes completos

(p. ex. Director John Silver)

Função ou cargo (p. ex. manager, director)
O substantivo city quando faz parte do nome completo de uma cidade, p. ex. Salt Lake City, Kansas City.
Pontos cardeais quando fazem parte do nome de um lugar (p. ex. North Korea, South Africa, American Midwest) east, west, north e south

north-east, north-west e south-east

northernmost, western e southern

Nomes de vinhos, outras bebidas e alimentos e específicos que incluem nomes próprios (p. ex. Côtes du Rhône, Montepulciano, Black Forest Gateau, Jaffa orange) vinhos, queijos e variedades de uva comuns ou com que estamos familiarizados, p. ex. champagne, cheddar, brie e merlot)
Ordens e títulos quando acompanhados por um nome (p. ex. Pope John, President Macron) Ordens e títulos sozinhos (p. ex. pope, president)

Se quiser saber mais sobre como escrever num inglês perfeito, descarregue o nosso e-book: Livro de estilo para textos em inglês.

Se precisar de ajuda profissional com um texto em inglês ou em qualquer outra língua, não hesite em contactar-nos.