6 Sugestões para se Tornar um Tradutor Rápido – de qualquer língua para inglês

O sonho de qualquer tradutor é conseguir trabalhar mais rapidamente, é ser um tradutor rápido. É fácil compreender que, quanto mais rápido for o tradutor, mais depressa termina projetos, e maior é a produtividade. No entanto, é necessário tornar-se primeiro um bom tradutor, e só depois deve preocupar-se com a rapidez. A rapidez só se consegue alcançar depois da qualidade. Não há dúvida!

Neste post, apresentamos algumas sugestões que lhe permitirão produzir uma tradução de qualidade, conseguindo, ao mesmo tempo, agilizar o processo. Sem qualidade, o trabalho não estará completo; sem experiência, não haverá rapidez. Estas caraterísticas – qualidade e velocidade – estão relacionadas; são duas faces da mesma moeda. Não será um tradutor rápido, se não for um tradutor de qualidade.

Vamos concentrar-nos na tradução de qualquer língua para inglês. Recomendamos que traduza sempre para a sua língua materna, mas sabemos que muitas empresas pedem aos colaboradores que traduzam para inglês, mesmo quando não são falantes nativos. Na Letrário, os textos são traduzidos para inglês exclusivamente por tradutores nativos de inglês. No entanto, sabemos que tal poderá ser impossível no mundo real, no trabalho quotidiano.

Siga as próximas seis sugestões para se tornar um tradutor rápido:

1.ª sugestão: saber de cor as preposições de lugar

Assegure-se de que sabe todas as preposições de lugar em inglês, como se mostra neste infográfico:

place prepositions

2.ª sugestão: saber a ordem correta dos adjetivos nas frases

Os adjetivos em inglês devem estar numa determinada ordem. Saber esta ordem na perfeição ajudá-lo-á a tornar-se um tradutor mais rápido.
Confira este post para aprender a ordem correta dos adjetivos nas frases.

3.ª sugestão: saber a ordem correta das palavras nas frases

Saber a ordem correta dos adjetivos nas frases é importante, mas saber a ordem correta das palavras no geral é essencial. Em inglês, como é costume dizer-se, order does matter.

Frases positivas: Sujeito + verbo + objeto indireto + objeto direto + lugar + tempo
Perguntas: Pronome interrogativo + verbo auxiliar + sujeito + verbo + objeto indireto + objeto direto + tempoFrases negativas: sujeito + verbo + objeto indireto + objeto direto + lugar + tempo

Para ver alguns exemplos de ordem certa das palavras certa, descarregue o nosso eBook grátis aqui.

4.ª sugestão: pratique o inglês com falantes nativos

Se quiser demorar menos tempo a traduzir para inglês, tente atingir um nível da língua quase nativo. A única forma de o fazer é praticando com falantes nativos. Se não tiver ninguém por perto com quem falar diariamente, tente ler em inglês, ver canais de televisão em inglês, programas e filmes com legendas em inglês etc. Ouvir podcasts também pode ajudar. Além disso, falar com um amigo está a poucos cliques de distância – tente usar software como o Skype para conversar. Ou tente algo como a app Tandem, onde poderá encontrar parceiros de intercâmbio on-line e praticar a língua deles enquanto os ajuda a praticar a sua.

5.ª sugestão: use os recursos que tem à disposição

Um bom dicionário ajudará a poupar tempo e a estar mais à vontade com o inglês. Poderá usar o tradutor PONS Online – é grátis. Poderá usá-lo no computador e em dispositivos móveis (há uma app). As aplicações de testes de vocabulário também são uma boa forma de praticar. Com o Clozemaster, por exemplo, poderá aprender uma língua em contexto.

6.ª sugestão: assegure-se de que usa o método de trabalho dos tradutores profissionais

Para aprender técnicas que o ajudarão a atingir um nível profissional de tradução, confira este post sobre revisão de texto, ou este, sobre aquilo que distingue uma tradução profissional.

Se se deparar com um documento muito importante ou longo, pode sempre contactar-nos. Garantimos que a tradução terá a qualidade necessária, e que será entregue no prazo ideal.

Contacte-nos e receberá o nosso melhor orçamento dentro de 24 horas.

Para mais informação importante sobre como tornar-se um tradutor rápido, descarregue o nosso e-book grátis: As 10 Regras Mais Importantes da Língua Inglesa.